Como fazer a barba crescer?

Assim como a calvície, a falta de barba tem razões fisiológicas ligadas às questões hormonais que por sua vez estão ligadas aos níveis do hormônio DHT (di-hidrotestosterona) que é um subproduto da testosterona. Essa é a principal causa que atinge os homens com deficiência de barba. Mas, a grande questão é: tem solução?

A resposta é sim. E vamos te contar tudo no Guia Definitivo de Como Fazer a Barba Crescer e ainda revelar mitos sobre a barba.

Aviso: este guia é extenso. Então, vamos resumir:

Se você não tem pressa para ter barba, tem tempo para se aprofundar no assunto e disciplina para seguir todas as etapas no seu dia a dia, basta seguir as dicas abaixo.

Se você tem pressa e quer facilidade, recomendamos o uso do Brbeks, suplemento que auxilia no crescimento de barba.

O que veremos neste guia:

  • Como fazer a barba crescer
    • naturalmente
    • na adolescência
    • como fazer o bigode crescer
    • como fazer o cavanhaque crescer
    • mitos
  • Como deixar a barba crescer
    • cuidados com sua barba em crescimento
    • o que fazer e o que não fazer
    • mitos
  • Produto para crescer barba
    • produto para crescer barba falhada
    • melhor produto para crescer barba
  • Remédio para barba crescer
    • óleo de rícino
    • óleo de argan
    • hidratação de áloe vera (babosa)
  • Creme para crescer barba
  • Hormônios
  • Implante

Cada vez mais em alta, a barba se tornou moda entre os homens. Ao longo da historia e de diferentes culturas, a barba é sinônimo de qualidades como sabedoria, potência sexual e status social

No quesito atração, pesquisas recentes revelam que mulheres se sentem mais atraídas por homens com barba.

Pesquisa Terra sobre mulheres que preferem homens com barba
Pesquisa Terra sobre mulheres que preferem homens com barba
Pesquisa Marie Claire - Globo sobre mulheres que preferem homens com barba
Pesquisa Marie Claire – Globo sobre mulheres que preferem homens com barba

Recentemente, o número de barbearias (ou barber shops) multiplicaram em todo mundo e no Brasil não foi diferente. Isso porque a tecnologia e ciência tem contribuído com o lançamento de produtos e tratamentos para barba.

Também houve uma diminuição na venda de produtos de barbear e, adivinhe, aumento na venda produtos para barba de acordo com a Abihpec (Associação Brasileira de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos).

Claro que a genética e idade ainda são os fatores mais determinantes para um homem ter barba ou não. Mas, até isso já tem solução. 

Partindo do principio que você esteja qualificado a ter barba, vamos dar inicio as dicas de como fazer a barba crescer. 

Como fazer a barba crescer?

Separamos 7 dicas de como fazer a barba crescer mais rápido. Algumas podem parecer obvias, outras nem tanto. O importante é segui-las e acompanhar o desenvolvimento para entender o que funciona melhor para você.

Vamos as dicas:

  1. Deixe a barba Crescer
    A mais obvia das dicas. Isso porque temos muitos relatos de homens que querem deixar a barba crescer mas ficam decepcionados com os resultados na primeira semana ou falhas que podem aparecer e acabam cortando antes mesmo do tempo ideal que são 4 semanas para o crescimento completo da barba.

  2. Limpeza da pele
    Mantenha a pele limpa, principalmente no rosto onde deseja que a barba cresça. Pois assim você irá eliminar a possibilidade das sujeiras bloquearem os folículos capilares, que são de onde nascem os fios da barba.

    Para isso você deve usar os produtos para pele,como: sabão para a limpeza do rosto, protetor solar, fazer hidratação e uso de espoliantes de 2 a 3 vezes por semana.

  3. Alimentação saudável
    Não só por causa da barba, mas para o bom funcionamento do corpo como um todo. Algumas vitaminas e mineiras são essenciais para o crescimento de barba, entre elas: vitamina A, C, E, D, B1, B2, B6, B12, Biotina, Niacina, Ácido Pantotênico, Ácido Fólico, Selênio, Ferro, Zinco, Cobre e Cromo

    A fórmula do Brbeks contém as 17 vitaminas e minerais essenciais nas quantidades recomendadas para o crescimento da barba.

    Alimentos ricos em vitaminas e mineiras descritas acima:

    Ostras cozidas
    Carne de boi assada
    Peru cozido
    Carne de vitela cozida
    Fígado de frango cozido
    Sementes de abóbora
    Feijão de soja cozido
    Cordeiro cozido
    Amêndoa
    Amendoim
    Óleo de fígado de bacalhau
    Salmão cozido
    Ostras cruas
    Arenque fresco
    Leite Ninho fortificado
    Ovo cozido
    Fígado de galinha
    Sardinhas enlatadas
    Espinafre
    Semente de abóbora
    Cavala
    Grãos de soja
    Arroz integral
    Abacate
    Iogurte natural sem gordura
    Banana
    Figo seco
    Chocolate amargo
    Couve
    Acelga
    Amêndoas
    Feijão preto
    Salmão
    Coentro
    Castanha de caju
    Alcachofra

    Atenção vegetarianos: apesar da vegetais também conterem as proteínas necessárias para o bom crescimento da barba, o corpo absorve uma quantidade inferior desses nutrientes quando as vitaminas são de origem vegetal. Resumidamente, isso significa que você precisaria comer de 3,8 até 28 vezes mais alguns alimentos de origem vegetal do que animal para obter a mesma quantidade de nutrientes. Há também o fator do preparo do alimento onde uma parcela das propriedades são perdidas por causa do cozimento ou fervimento. 
  4. Beba água
    Assim como alimentação, a água é importante para o bom funcionamento do corpo como um todo. Dispensaremos explicação sobre a água. 
    O que podemos ressaltar é: adquira o hábito de beber água durante todo o dia. Deixe um copão daqueles de 500ml seu lado durante o trabalho e do lado da cama quando acorda. 

  5. Não mexe ou coce
    Nos primeiros dias que deixar a barba crescer você terá uma vontade incontrolável de mexer ou coçar a barba. Não faça isso, pois atrapalha o desenvolvimento dos fios no período  mais importante. 

  6. Fuja do Estresse
    Eu e você sabemos o quanto essa dica é difícil. Correria no trabalho, transito, estudos, tarefas de casa, dinheiro contado até o final do mês… Mas, nossa recomendação é fique tranquilo. Imagine a vida maravilhosa depois que sua barba estiver grande e estilosa.

  7. Pratique exercícios
    Essa dica está ligada a produção de testosterona. Então, qualquer exercício é válido: desde caminhadas e super maratonas.

Perguntas comuns sobre como fazer a barba crescer

Como fazer a barba crescer naturalmente?
Com as 7 dicas acima ou qualquer método que eleve seus níveis de testosterona poderão dar resultados de forma natural.

Como fazer a barba crescer na adolescência?
Muita calma nessa hora! A barba pode começar mais cedo em alguns meninos do que em outros. Idealmente, se você tem menos de 18 anos é normal que não tenha barba ou que elas estejam começando a dar alguns sinais. Em média, com 30 anos o homem atinge o ápice da produção de barba.

Como fazer o bigode crescer?
Não é possível fazer apenas o bigode crescer. A barba cresce como um todo e você deverá aparar as laterais.

Como fazer o cavanhaque crescer?
Não é possível fazer apenas o cavanhaque crescer. A barba cresce como um todo e você deverá aparar as laterais e no bigode.

Como saber se vou ter barba?
A genética ainda é o fator mais determinante para ter barba. Sendo assim, um bom começo para saber se você terá barba é observando o histórico familiar masculino. Seu pai, irmãos, avôs, tios, primos, etc… tem barba? Se sim, há uma chance de você desenvolver barba também.

Com quantos anos a barba começa a crescer?
Depende. A Barba começa a crescer no período de transição entre a fase adolescente e adulto do homem. Pode começar aparecer na puberdade entre 14 e 15 anos, porém, a média é que a barba seja totalmente desenvolvida com 20 e 21 anos.

Barba cresce até que idade?
A barba cresce e se mantém até 30 anos, aproximadamente. Depois dessa idade o desenvolvimento de novos fios diminui com o passar dos anos mas ainda pode crescer até a terceira idade.

Mitos sobre o crescimento da barba

Cortar a barba todo dia ajuda a crescer mais rápido?
Mito!
A barba crescerá na mesma velocidade. Pode inclusive até demorar mais tempo para crescer se você remover a raiz do bulbo o que dificilmente acontece se você utiliza giletes ou barbeadores comuns.

bulbo capilar barba
bulbo capilar barba

Cebola faz a barba crescer mais rápido?
Mito! 
Não existe nenhuma comprovação cientifica dessa solução caseira.

Tem como fazer a barba crescer mais rápido passando tomate no rosto?
Mito! 
Não existe nenhuma comprovação cientifica dessa solução caseira. Algumas propriedades do tomate quando ingeridos na forma de alimento sim, podem contribuir com os nutrientes necessários. No rosto, não.

Como deixar a barba crescer?

Agora que você já sabe como estimular o crescimento da barba, vamos revelar os cuidados com sua barba durante o desenvolvimento, o que fazer e o que não fazer para ter uma barba cheia e estilosa.

Quais cuidados devo ter enquanto deixo minha barba crescer

  1. Use óleo
    Mas não qualquer óleo. São óleos especiais para barba que ajudam a pele e o desenvolvimento da barba

  2. Use a tesoura
    Tenha uma tesoura em casa para aparar a barba. A barba cresce de maneira irregular, por exemplo, nas laterias tende a crescer mais rápido. E sempre terão os pelos rebeldes que vão crescer muito mais que os demais. A tesoura ajudará a deixar sua barba mais uniforme e nivelada. 

  3. Hidrate os fios
    Assim como os óleos, use sabonetes e shampoos específicos para barba. Eles ajudam no crescimento, macies, brilho, hidratação e fortalecimento.

  4. Não mexa ou coce (novamente)
    Novamente, evite a vontade de mexer ou coçar a barba durante qualquer período do desenvolvimento da barba.

  5. Continue seguindo as 6 primeiras dicas
    Continue seguindo as primeiras 6 dias: deixe a barba crescer, limpeza da pele, alimentação saudável, beba água, não mexa, fuja do estresse e pratique exercícios

Mitos sobre o deixar da barba crescer

Tem como engrossar a barba?
Mito!
A barba não fica mais mais grossa quando cortada. O que acontece é que o pelo cortado rente a pele é justamente a parte mais grossa e ficamos com essa impressão incorreta. 

A barba tem mais bactérias do que um vaso sanitário?
Mito!
Essa foi uma noticia equivocada que viralizou na internet. O portal bastante conhecido The Guardian publicou a história real sobre essa noticia. 

Caso você já tenha barba e seu objetivo seja apenas ganhar volume, recomendamos o kit de 1 pote do Brbeks

Produto para crescer barba

Como já mencionamos, a tecnologia e ciência permitiu o lançamento de remédios voltados para o crescimento de barba.

Vamos falar dos 3 produtos, quais os perigos do uso sem acompanhamento médico e qual nossa recomendação.

Minoxidil

Bastante conhecido no mercado, na verdade é um medicamento capaz de reduzir a pressão arterial por promover vasodilatação potente e de longa duração (fonte: Wikipedia). 

Por isso ele acabou sendo usado pra alguns casos específicos de calvície junto ao acompanhamento médico.

Alguns possíveis efeitos colaterais são:

  • acne;
  • pele ressecada com vermelhidão;
  • coceira;
  • aceleração nos batimentos cardíacos.

Finasterida

A Finasterida, como indicado na própria bula, é utilizada em tratamento de problemas na próstata devido a sua manipulação hormonal. É um medicamento que deve ser receitado por um médico especialista em alguns casos pra minimizar os efeitos da calvície já que atua direto na testosterona.

Porém, assim como o Minoxidil, tem alguns efeitos colaterais:

  • perda do apetite sexual;
  • aumento de chance de ter um câncer de próstata;
  • dores no testículo;
  • disfunção erétil;
  • redução no nível de ejaculação.

Brbeks

Esse é o nome do melhor produto para nascer barba por auxiliar no desenvolvimento e manutenção, além de ser 100% natural.

Funciona no crescimento da barba e também no fortalecimento. Os conteúdos que compõem esse produto são naturais e é sem dúvida a melhor opção.

Temos 3 kits com diferentes números de potes e tempo de tratamento. Veja todos os kits na home do Brbeks.

kit de 1 pote (tratamento de 30 dias) é recomendado para quem já tem barba e precisa aumentar e ganhar volume;

kit de 3 potes (tratamento de 90 dias) é recomendado para quem tem barba falhada e precisa fechar;

kit de 5 potes (tratamento de 150 dias) é recomendado para quem não nasce barba

Brbeks

Perguntas comuns sobre  produtos para crescer barba?

Qual melhor produto para crescer barba?
O melhor produto é o que você testou e teve resultados. Nossa recomendação é o Brbeks como melhor produto para crescer barba porque é 100% natural, atua direto nas vitaminas e minerais essenciais para sua barba, não tem efeitos colaterais e não precisa de acompanhamento médico. 

Remédio caseiro para crescer barba

Existem alguns óleos para barba que auxiliam no crescimento dela. Isso ocorre porque eles hidratam, nutrem, previne a acne, acabar com a coceira, etc. Assim abrindo espaço para o crescimento da sua barba.

Mas antes de tudo indicamos á você que sempre busque usar produtos que apresentam qualidade no mercado.

Pois você está mexendo em sua barba, algo que está presente em seu corpo.

E fazendo o uso de algo sem qualidade, poderá estar trazendo consequências negativas á sua pele.

Mas em fim, vamos as opções mais comuns de remédios caseiros baseados em óleos para estimular o crescimento da barba, e são eles:

Óleo de Rícino

Esta é a melhor opção de todos os óleos usados para o crescimento de barba.

Dizemos isso porque o óleo de rícino, também conhecido como óleo de mamona, contém uma importante vitamina, que é: vitamina E, e também minerais e vitaminas que auxiliam no crescimento dos fios.

Isso ocorre devido o óleo ativar a circulação sanguínea no rosto, assim causando o crescimento e também dando hidratação aos fios, selam a cutícula da fibra capilar, dando brilho.

É importante lembrar que: por ser um óleo, ele consequentemente pode deixar seu rosto muito oleoso a ponto de crescerem algumas espinhas.

Óleo Argan

óleo de argan é bastante conhecido para os cuidados da barba, isso acontece por ele possuir propriedades com alto poder de hidratação, e ser rico em vitaminas A, D e E, e também é um ótimo antioxidante.

O óleo de Argan é conhecido no Marrocos como “ouro líquido”.

O óleo de Argan possui também ingredientes condicionantes e substâncias nutritivas que conseguem combater a opacidade e o ressecamento dos fios, pois ajudam a reduzir a compactação da fibra capilar e devolver a proteína perdida pelos fios.

Apesar do óleo de Argan ser indicado para todos os tipos de pele, o ideal é que não faça abuso do produto, pois ele pode desencadear uma forte oleosidade na pele e o surgimento de acne.

Creme para crescer barba

No mundo de produtos para crescer e aumentar a barba também existem os cremes, pomadas e loções e dentro deles o mais conhecido é:

Hormônio para barba

Existem alguns hormônios que auxiliam no crescimento da barba, alguns dos famosos no mercado são: deca, durasteton, etc.

Porém é de grande indicação que você busque se informar sobre os efeitos colaterais, para então decidir se vai encarar ou não.

Transplante de Barba

O implante de barba ou também conhecido como transplante de barba usa técnicas parecidas como um transplante capilar. Muitas vezes é o ultimo recurso para quem já tentou todo tipo de tratamento para barba.

Preço do Implante de Barba

A primeira pergunta feita pelos homens é: quanto custa esse implante de barba?

Consultamos alguns sites confiáveis para entender melhor qual o valor do implante de barba mais atualizado em 2020.

Segue abaixo, matérias do site da Globo, Veja, UOL, R7 Record e Gazeta do Povo.

Preço do implante de barba no site da Globo
Fonte: Globo

Preço do Transplante de barba no site da Veja
Fonte: Veja

Preço do Transplante de barba no site da UOL
Fonte: UOL

Valor do Implante de barba no site do R7 Record
Fonte: R7 Record

Valor do Implante de barba no site do Gazeta do Povo
Fonte: Gazeta do Povo

O preço desse implante pode chegar a, no minimo, o valor de 12 mil até 30 mil reais dependendo o tamanho da área para ser aplicada.

Quais as alternativas para ter barba sem ser com implante?

Existem produtos (muito mais baratos, diga-se de passagem) que tem resultados parecidos ou até melhores do que o transplante de barba.

Fontes:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Minoxidil
https://pt.wikipedia.org/wiki/Finasterida
https://revistamarieclaire.globo.com/Noticias/noticia/2017/06/estudo-aponta-que-mulheres-preferem-homens-com-barba.html
https://bula.medicinanet.com.br/bula/2475/finasterida_5mg.htm
https://sobrebarba.com.br/blogs/blog/produtos-pra-cobrir-falhas-e-fazer-a-barba-crescer-funcionam

× Atendimento